9.8.11

=língua do p=

Aprendi a língua do P com meu pai. Não era dialeto secreto para assuntos cabeludos. Pura diversão.
Para primos e amigos, meu pai era o "Tio" que falava a língua do P. Tipiopô Paupaulimplimnhopô.
Anos depois, eu curtia solitariamente, sob protesto e zombaria de meus irmãos, o Lupu Limplim Claplá Topô, infantil de Lucinha Lins e Claudio Tovar que passava na TV Manchete. Sonhava em participar da Cama de Gato, quadro em que a criança deveria passar por um corredor cruzado por elásticos com sininhos pendurados. Se esbarrasse num elástico, um abraço. Soou, perdeu.
Na minha cabeça, entender o título do programa era senha de seita secreta, diferencial entre a humanidade.



Só esta semana descobri "Língua do P", música e letra de Gilberto Gil gravadas por Gal no "Legal"(1970).



Gaparanpantopo quepe vopocêpê
Garanto que você
Nãpão vapai não vai
Nãpão vapai não vai
Compomprepeenpendeper
Bulhufas
Bulhufas
Dopo quepe tempentapamopos lhepe dipizeper
Não tem problema
Não tem problema

Espetapamopos pelaí
Não tem problema
Não tem problema
Espetapamopos espepeperanpandopo coisas pela aí

Smetak tak tak tak (tak tak tak tak tak)
Mariá bababa baba baba
Catuaba
Cachoeira
Vão me procurar na Lapa
Na gruta da Mangabeira
Quarta-feira de manhã
Quarta-feira de manhã

Pode ser simples curtição.
Pode ser que a língua do P fosse dialeto dos esotéricos que passavam a tarde a filosofar e captar as energias da gruta da Mangabeira.
Ou então uma provocação à censura: "Garanto que você não vai compreender bulhufas do que tentamos lhe dizer. Não tem problema. Estamos pela aí." E conclui com o anúncio da reunião dos revolucionários: Smetak (experimentando microtons na acústica da caverna?), Mariá, Catuaba e Cachoeira, sob a liderança ("vão me procurar") de Gilberto Gil (ou Gal - dependendo do ponto de vista). Será que pintou sujeira na Gruta da Mangabeira depois de "Língua do P"?
Pode ser.
Hoje, ótica particular, "Língua do P" simboliza a satisfação de perceber que os que se foram continuam vivos em seus ensinamentos. Mesmo nesses pequenos e prazerosos momentos de descoberta. Ou... principalmente nesses de pura diversão.
Vapaleupeu, Tipiopô Paupaulimplimnhopô!

1 comment: