7.5.09

=Órgão e Temple Church=

Eu entro em igreja sempre à procura do órgão. Guardam histórias mirabolantes sobre método de fabricação, obtenção da matéria-prima usada, forma de transporte até seu destino sagrado. Instrumento gigantesco, móvel grandioso, geralmente fica escondido entre amontoados de ouro, santos, anjos ou encoberto pelo coro. Visitar igreja para mim é achar o órgão e ter a sorte de ouvi-lo (tive na Notre-Dame de Paris uma vez, chorei). Se tiver missa sem órgão, que seja com coral, pelo menos. Tem que ter música.



Ontem, dois eventos me levaram à Temple Church: no início da tarde, um recital de órgão; no fim, missa com coral e órgão (os dois com Mendelssohn no programa, celebrando os 200 anos de seu nascimento). Li que era a famosa igreja redonda feita pelos cavaleiros templários no século 13, importantíssima na época das Cruzadas, e lembramos aqui que está também no ultrabest-seller O código Da Vinci, do Dan Brown. Algum enigma maluco leva os personagens pra lá e o resultado é Tom Hanks e Audrey Tautou saindo em disparada pela Fleet Street nos cinemas de todo o mundo. Você que leu o livro ou viu o filme (afinal respira), lembra? À direita da foto estão as efígies dos cavaleiros templários. Acho que é ali que o professor-falcatrua, o carinha do mal, se revela.



Tão aí imagens do recital:



Da missa eu não tenho registro, pois foi transmitida ao vivo pela Radio BBC 3 e a ordem era silêncio absoluto. Se eu apertasse na encolha o botão da máquina ou gritasse "GOL DO JUNINHO, MONUMENTAL!", ecoaria por todo o território britânico. É claro que por um momento eu pensei em fazer isso (gritar, claro, jamais tirar foto), mas preferi dar uma curtida nas histórias de Jesus com o som do órgão ao fundo. Tô doido pra comprar uma Bíblia.

8 comments:

  1. A Biblia será em inglês ou em português?

    ReplyDelete
  2. Em inglês, já estou pesquisando.

    ReplyDelete
  3. Não li o livro nem vi o filme, e aí?
    Lindo demais esse órgão.

    ReplyDelete
  4. "Não li o livro nem vi o filme, e aí?". Faz igual tia Marta falou: "Relaxa e goza".

    ReplyDelete
  5. cinema novo ou parkinson nessa filmagem? hehe.

    há um tempo atrás eu queria ler a bíblia também. ler o livro mais lido mundo em todos os tempo, me parecia obrigatório. mas eu assisti alguns filmes bíblicos e me dei por satisfeito. sobre o antigo testamento, achei 'os 10 mandamentos' do cecil b. demille fantástico: top 5 fácil! sobre jesus, o mais marcante foi o recente 'paixão de cristo', do gibson. [teve outro que vi, que jesus era o desmond do lost! não consegui levar a sério, hehe.]
    _ _ _

    falando em música erudita, já viu alguma coisa do henry purcell por aí? segundo o júlio medaglia, ele é 'o maior compositor da história da grã-bretanha'.

    ReplyDelete
  6. Tive que meter um zoom na câmera, aí ficou na tremedeira rs.

    Vou procurar "Os 10 mandamentos" para baixar. Por Bíblia e mitologia vou ficando cada vez mais seduzido, talvez porque muitas das mais importantes pinturas da história sejam inspiradas nelas, e aqui tenho ido muito a museu.

    Ainda não vi nada do Purcell, mas fui no Purcell Room, uma sala no Southbank Centre onde rolam apresentações de música erudita de graça. Vou ficar de olho. Valeu!

    ReplyDelete
  7. ótima maneira (órgãos) de ter contato com a igreja e conhecer a bíblia. o próximo passo será a primeira comunhão ou já fez catecismo?

    ReplyDelete
  8. compre a biblia sim.... e leia um monte de invencionices e mentiras criadas por constantino numa época onde o poder já era disputado em roma

    ReplyDelete